Publicado
11 meses atrásem

Três vezes por semana, sempre às terças, quartas e quintas, um grupo de mulheres chega à Santa Casa de Campo Grande por volta das 7h com garrafa de chá, bolachas e bolo caseiro. A cena já virou rotina para quem passa pela recepção da oncologia ou espera atendimento no setor de quimioterapia.
É o trabalho da ONG Amor em Rede, que desde fevereiro de 2023 faz esse atendimento com apoio de voluntárias. Elas ficam até as 9h da manhã servindo o lanche e conversando com pacientes e acompanhantes. Tudo de forma gratuita e organizada pela própria comunidade.
A ideia partiu de Jussimara Cristina do Amaral, conhecida como Jussi. Ela teve contato com pacientes do Hospital de Câncer Alfredo Abrão e viu de perto que faltava apoio fora da área médica. Reuniu a irmã, a sobrinha (que é enfermeira oncológica), uma prima e outras amigas.
“Começamos em agosto de 2022 a planejar. Fizemos o projeto, apresentamos para o doutor Fabrício Colacino, da Santa Casa, e ele nos abriu as portas”, contou Jussi. “Não resolvemos os problemas, mas conseguimos amenizar”.
Além das manhãs no hospital, o grupo também visita pacientes em casa. Entregam cesta básica, fralda, suplemento e, quando necessário, emprestam cadeira de rodas ou de banho. As pessoas atendidas são indicadas pela assistência social da Santa Casa.
“Vamos até a casa, conhecemos a realidade, entregamos a cesta e acompanhamos. Não é só doar, é criar vínculo mesmo”, explicou Jussi.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Para dar conta da demanda, o grupo recebeu um brechó em 2023, doado por uma entidade espírita. As roupas são todas recebidas por doação e vendidas a preços baixos. O dinheiro arrecadado vira cesta básica e fralda.
“Hoje é o que mantém o projeto. Tudo o que a gente vende vira comida ou suplemento. Fico no brechó porque não consigo fazer o trabalho do chá, mas cada uma ajuda como pode”, contou.
“Dar um abraço, ouvir alguém, mostrar que ela não está sozinha. Muitas vezes é isso que a pessoa mais precisa”, completou Jussi.
(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***
H. Eduardo Pessoa é Jornalista com DRT e Desenvolvedor Front-End de diversos Portais de Notícias como este, destinados à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook, com mais de 100 avaliações de clientes. Faça seu Portal conosco.



Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027


EUA e Irã negociam na Suíça em meio ao impasse com Israel no Líbano


Bolívia: caem bloqueios após estado de exceção e acordo com sindicato


Hugo Calderano cai na final e perde chance do tri no WTT da Eslovênia


Lucas Paquetá: “Ficamos muito felizes com a volta do Neymar”


Economia brasileira cresceu 0,1% em abril, estima prévia da FGV








Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a irem às urnas, neste domingo (21), para escolher o chefe...


© Foto: Ricardo Stuckert / PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (17) que o presidente...


A prefeitura de Limeira reforçou nesta quarta-feira (17) as medidas de segurança na área da Ponte do Esqueleto, com o...


Um ato da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) estabelece que os trabalhadores de serviços terceirizados que trabalham...


O ministro da Fazenda, Dario Durigan, criticou, nesta quarta-feira (17), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede autonomia...


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que dispensa a exigência de licitação para o...

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar