Publicado
1 ano atrásem
Na sessão ordinária de quarta-feira (07), a Câmara de Dourados deu um passo significativo no enfrentamento ao uso de cigarros eletrônicos entre os jovens ao aprovar, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 247/2023, proposto pelo vereador Marcelo Mourão (Podemos). O objetivo principal desta iniciativa é estabelecer diretrizes para conscientização e combate aos malefícios dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), conhecidos popularmente como cigarros eletrônicos, nas escolas da cidade, sejam elas públicas ou privadas.
O projeto define cigarros eletrônicos como pen-drives, vaporizadores, heet ou heatsticks, produtos híbridos, acessórios e refis destinados ao uso em qualquer dispositivo eletrônico utilizado para fumar.
Dentre as medidas propostas, destacam-se:
Esta iniciativa assume um papel crucial diante do aumento do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens, uma tendência preocupante que demanda medidas firmes de prevenção. Ao estabelecer diretrizes claras, o projeto visa informar e proteger os estudantes dos perigos associados ao uso desses dispositivos, que muitas vezes são percebidos como alternativas menos prejudiciais ao tabagismo tradicional.
Além dos perigos conhecidos, como substâncias tóxicas associadas a doenças pulmonares e cardiovasculares, o cigarro eletrônico pode servir como porta de entrada para o tabagismo e a dependência da nicotina.
Marcelo Mourão considera que a aprovação deste projeto de lei representa um avanço significativo na luta contra o uso desses dispositivos, especialmente entre os jovens, e demonstra o compromisso seu com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade escolar de Dourados, reconhecendo a importância de combater o uso de cigarros eletrônicos desde cedo. “O próximo passo será a implementação efetiva das medidas propostas pelo projeto, visando criar um ambiente escolar mais saudável e seguro para todos os alunos”, diz.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista com DRT e Desenvolvedor Front-End de diversos Portais de Notícias como este, destinados à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook, com mais de 100 avaliações de clientes. Faça seu Portal conosco.
Filme mostra reencontro de pai e filhas indígenas 40 anos depois
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima
Presidente Lula nomeia duas mulheres para compor STJ e TSE
Erika Hilton pede ao STF bloqueio das contas de Eduardo Bolsonaro
Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos
Taxação é grande equívoco dos EUA contra o Brasil, diz Alckmin
O vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, afirmou nesta quinta-feira (10) que a imposição de tarifas comerciais...
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) divulgaram, nesta quinta-feira (10), nota...
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9), por 178 votos favoráveis e 155 contrários, a criação de 160 funções comissionadas...
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que proíbe o uso de animais vertebrados vivos...
A imposição de tarifas comerciais de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos (EUA) significará, na...
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), por 55 votos a favor e nenhum contra, a Proposta de Emenda à Constituição...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar